Categoria(s): Caribe: Jamaica, Ocho Rios

Dicas de Ocho Rios

Neste post, você vai encontrar dicas sobre as atividades que fizemos enquanto estávamos em Ocho Rios. Porém, como algumas atrações são próximas também de Port Antônio, é possível ficar hospedado nesta última cidade, se você não quiser mudar de hotel, ou se não tiver muito tempo para deslocamento entre hotéis.

Praia James Bond

Atividades

Assim como sua vizinha Port Antônio – e acho que a Jamaica inteira – Ocho Rios é uma cidade com praias e cachoeiras lindas. Além disso, possui uma estrutura melhor de hotéis e restaurantes. Dentre as atividades próximas à região, está a famosa Dunn’s River Falls, uma cachoeira espetacular que deságua no mar. É também em Ocho Rios que fica a Mystic Mountain, um pequeno parque com algumas atrações de aventura, onde é possível andar de bobsled e tirolesa. Nesta região, mais precisamente em Oracabessa, fica a James Bond Beach, praia que recebeu este nome devido ao escritor das obras, Ian Flemming, ter vivido lá durante anos. Sua casa hoje faz parte do hotel Golden Eye, puro luxo em meio à natureza. A praia de James Bond também pode ser visitada por não hóspedes do hotel.

Ocho Rios

Dunn’s River Falls

Uma das atrações mais famosas da Jamaica, a Dunn’s River Falls é uma exótica cachoeira que deságua no mar. Eu digo exótica, pois além de desaguar numa praia caribenha, a principal atividade por lá é escalar as rochas por onde desce a cachoeira, aproveitando as quedas d’água pelo caminho e as piscinas naturais que se formam. Esta cachoeira se localiza dentro de um parque, que conta com mesas para picnic, restaurantes, banheiros, lockers, além da praia. Nós poderíamos ter passado o dia todo lá, aproveitando a estrutura do local, mas como choveu no dia anterior, tivemos que encaixar o que faríamos em dois dias em um dia só.

Dunn’s River Falls

Logo que compramos nossos ingressos e entramos no parque, formamos um grupo organizado pelo guia do lugar. Antes da subida, este guia dá uma breve explicação sobre o local e sobre como eles cuidam de tudo. Inclusive, eles escovam as pedras da cachoeira diariamente, para que não acumulem lodo e fiquem escorregadias. Nós começamos a escalada pela entrada mais tranquila, que eles chamam de whrilpool climb. Os guias orientam que as pessoas subam de mãos dadas, formando uma corrente humana. Para os mais corajosos, é possível entrar pelo Tornado. Eu não me arrisquei! Demoramos aproximadamente 1h para chegar até a saída indicada pelo guia, mas poderíamos ter subido um pouco mais, ou ter ficado aproveitando as piscininhas naturais, mas como eu disse antes, tínhamos pouco tempo. Apesar de curta, eu adorei a experiência! Mesmo sendo um lugar bem “turisticão” e com muitos visitantes, tudo é bem organizado, para que cada grupo entre em determinado horário e não fique um congestionamento de pessoas querendo curtir ao mesmo tempo.

Blue Hole

O Blue Hole é um buraco mesmo, com grande profundidade, onde dizem que a água é azul com a incidência da luz solar. Trata-se de um poço principal com outras piscinas menores nos arredores e algumas quedas d’agua.

Blue Hole

Esse Blue Hole foi a minha decepção na Jamaica. Primeiro: a água estava turva, pálida. Até aí tudo bem. Tinha chovido no dia anterior e poderia ser esta a causa da turbidez. Mas se tem uma coisa que eu detesto é ser assediada por locais para fazer passeios guiados e comprar coisas. Lá foi uma coisa horrível. Sem exagero. Quando a gente chega perto do lugar, ainda na estrada, as pessoas se atiram na frente do carro pra você estacionar. Como eu já tinha lido que este comportamento era comum neste trecho da estrada, continuamos seguindo. Fomos adiante até encontrarmos uma entrada que parecia a entrada oficial. Quando descemos do carro, meu Deus, vieram vários caras que se apresentaram como guias e nos indicaram uma cabine para pagar a entrada. Orientaram também que deixássemos as bolsas dentro do carro. Outros vendiam cerveja, maconha e não paravam de falar. Me senti super insegura. Fiz o passeio tensa, com vontade de voltar logo. No fim do passeio o guia ainda pediu uma gorjeta, mesmo após pagarmos 10 dólares cada pra entrar, e ficou com raiva quando ganhou 5 dólares. Até agora não sei se realmente precisávamos ter pago pra entrar ou se podíamos ter feito tudo sozinhos. Fato é que, na minha opinião, esse Blue Hole tem muita propaganda como sendo um paraíso secreto, mas na verdade foi muito estresse e pouca beleza. Há outros lugares mais bonitos e tranquilos na Jamaica pra visitar. O terceiro ponto foi o assédio dos homens. Fiquei sentada em uma pedra esperando meu marido e meus amigos que foram saltar de uma pedra, enquanto isso veio um homem perturbar, depois veio outro, até que eu tive que mudar de lugar para aguardar. Enfim, não gostei do lugar. Talvez se estivesse sol, se a água não estivesse tão mexida, eu poderia ter enxergado o lugar com outros olhos. De qualquer forma, quando viajo para lugares de natureza, procuro paz e não assédio por todos os lados. Então, fica a dica: se for ao Blue Hole, escolha um belo dia de sol para ver uma paisagem mais bonita e fique atento com esses “engraçadinhos”.

Blue Hole

Deixe seu comentário