Categoria(s): Europa: Espanha, Mallorca, Tênis

Como é a visita ao Museu do Rafa Nadal

Em setembro do ano passado, fizemos uma viagem pelas ilhas Baleares e aproveitamos nossa passagem por Mallorca, para conhecer a Academia Rafa Nadal. Antes de fazermos esta visita, eu não tinha ideia do que era este complexo. O que o Rei do Saibro chama de Academia, é uma estrutura enorme, que conta com um centro esportivo, um centro de tênis, um hotel, restaurantes, um museu, uma loja e até uma escola internacional americana. Escola mesmo, de ensino primário, fundamental e médio. Muito interessante!

A Experiência

Durante a nossa visita ao complexo, fomos até a loja de artigos para tênis retirar um pedido que já havíamos feito pelo site. Em seguida, assistimos rapidamente a algumas aulas de tênis e de pádel, e depois dedicamos a maior parte do tempo para conhecer o museu. O Rafa Nadal Museum Experience é um espaço de 1.500 m² distribuídos em dois andares, onde o visitante, além de conhecer o hall de exibição, pode desfrutar de várias atividades interativas ligadas ao tênis e a diversos outros esportes.

Rafa Nadal Museum Experience

Nível Superior

A entrada acontece pelo nível superior, onde está a sala de experiências. No primeiro espaço estão representados, através dos simuladores, alguns dos valores e habilidades fundamentais nas práticas desportivas, como trabalho em equipe e determinação. Nós testamos os simuladores de tênis, de fórmula 1 e mountain bike. Há também algumas plataformas de realidade virtual com 16 atividades diferentes e um jogo para testar os reflexos. Eu confesso que achei legal, mas nada extraordinário. No entando, vimos uma senhora levando tão a sério o simulador de mountain bike, que ela quase caiu da bicicleta (risos). No segundo espaço, está a parte didática do museu, com um quiz sobre diversos esportes e alguns vídeos sobre a carreira do Rafa Nadal.

Entrada do Museu do Rafa Nadal

Continuando a visita, ainda no andar superior, começa a parte expositiva do museu. Lá estão diversas raquetes usadas por tenistas importantes, não só da atualidade, como também por atletas bem sucedidos no passado. Mais adiante, estão os primeiros troféus de Rafa Nadal conquistados fora das quadras. Por exemplo, os prêmios Laureus e o troféu recebido do Príncipe das Astúrias à época em que se tornou o número 1 do mundo pela primeira vez. Ele foi considerado pelo príncipe como uma inspiração. Em frente a estes troféus, está um grande painel que mostra uma parte do trabalho social desenvolvido pela Fundação Rafa Nadal com crianças indianas.

Raquetes antigas doadas por jogadores importantes

Nível Inferior

No nível inferior do museu estão todos os troféus que Rafa Nadal conquistou ao longo de sua carreira dentro das quadras. Também estão expostas algumas medalhas, roupas e acessórios, as tochas olímpicas dos jogos do Rio e de Atenas, além de objetos doados por grandes atletas de outros esportes.

A exposição começa pelas camisetas e tênis que Nadal usou nas finais de alguns torneios importantes e dos Grand Slams que venceu. Em seguida, estão todos os seus troféus. Para ver a exposição por ordem de séries ATP, é preciso atravessar a sala e começar a ver tudo da esquerda para a direita.

Vitrines 1 e 2 – Torneios infanto-juvenis e ATP250

A história de Nadal contada por seu troféus e medalhas começa quando ele ainda era criança. Na primeira vitrine estão seus troféus infantis e juvenis, incluindo uma Copa Davis. A sua primeira raquete de tênis também está nessa seção. Em seguida estão os troféus da série ATP250 que Rafa Nadal ganhou. Inclusive, em seu primeiro título de ATP, seu nome veio escrito de forma incorreta. Ao invés de Rafael Nadal, escreveram “Rafael Nadel”.

Vitrines 3, 4 e 5 – ATP500 e Masters 1000

O terceiro expositor, considerado especial pelo Rafa, exibe seus títulos de ATP500, com destaque para o ATP de Barcelona. Também conhecido como Torneio Conde de Godó, Nadal foi o maior campeão de todos os tempos, com 11 vitórias. Outras conquistas como o ATP de Stuttgart, de Hamburgo e de Acapulco também estão nesta vitrine. Mais adiante estão os troféus de Masters 1000, que ao todo são 35. Eles ficam dispostos em duas vitrines inteiras, sendo uma só para os torneios de Monte Carlo e Roma, onde Nadal também se destacou.

Troféus de Monte Carlo e Roma

Vitrines 6, 7, 8 e 9 – Copa Davis, Ranking ATP e Jogos Olímpicos

Estes espaços são dedicados às Copas Davis, aos títulos de número 1 do ranking ATP por temporada e aos títulos olímpicos. Na zona olímpica, Nadal exibe 3 medalhas. A primeira, dos jogos de Pequim, onde foi campeão de simples. As outras duas, são dele e de seu parceiro Marc López, ao lado de quem foi medalha de ouro nas duplas, nos jogos olímpicos do Rio em 2016.

Medalha de ouro nos jogos do Rio 2016

Vitrine Principal – Grand Slams e tablado de Roland Garros

Nesta vitrine estão os troféus que representam os 19 títulos de Grand Slams de Rafa Nadal. Dentre eles, 1 título do aberto da Austrália, 2 títulos em Wimbledon, 4 títulos no US Open e 12 títulos em Roland Garros, até agora. Em virtude de seu sucesso ao longo dos anos neste último torneio, Nadal tem um setor do museu dedicado somente a Roland Garros. Ele expõe o troféu original recebido à ocasião de sua décima conquista deste título e as roupas utilizadas nas edições mais recentes do torneio. Neste tablado também se encontra a homenagem que a Nike fez ao tenista em 2018.

Troféus dos 19 Grand Slams conquistados por Nadal
Tablado dedicado à Roland Garros

Como um entusiasta dos esportes, de uma maneira geral, Nadal reuniu em seu museu, uma coleção de peças doadas por várias personalidades importantes em outros desportos. Dentre os objetos doados estão os tênis do Lebron James, a camiseta do Michael Jordan, as sapatilhas de corrida do Usain Bolt, o capacete do Vettel, as chuteiras do Cristiano Ronaldo e mais um montão de itens.

Camisas doadas por jogadores de futebol

Achei o acervo deste museu bem rico. Apesar de vários troféus serem réplicas, achei que a exposição narra bem a carreira deste tenista fenomenal e carismático. É uma visita interessante também para quem curte outros esportes. Há vários itens de basquete, de futebol, de fórmula 1… Grande parte da renda obtida com os ingressos do Museu do Rafa Nadal é destinada a projetos sociais direcionados a crianças e adolescentes mais vulneráveis, através da Fundação Rafa Nadal. Se você é fã de tênis, fã do Rafa, fã de esportes, não deixe de visitar o museu.

 

 

Deixe seu comentário